segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1o Festival de Gastronomia & Cultura da Roça - Gonçalves - MG


Resgatar e valorizar as tradições e hábitos da Cultura da Roça foi desde o princípio o objetivo da realização do Festival, essas tradições da nossa riquíssima Gastronomia Brasileira se perdem aos poucos com o ritmo acelerado das grandes cidades e com a praticidade cada vez maior na hora de comer. Antigamente as receitas eram passadas entre gerações, de mães para filhas, atualmente quando uma pessoa precisa de uma receita a primeira entidade que procuram e a "internet", com isso se perdem as peculiaridades de cada região.
Gonçalves é um grande Produtor Orgânico da Serra da Mantiqueira e possui bem preservada as diferenças entre cada micro-ambiente dentre de seu território. Dentre os restaurantes participantes do Festival a maioria possui sua própria horta com suas características específicas, muitas vezes, como no meu caso, o próprio cozinheiro cuida dela, elaborando seu próprio composto orgânico e técnicas para lidar com as hortaliças, essa é uma verdadeira Cozinha de Terroir. Me sinto muito privilegiado por ser um paulistano que tive a oportunidade de ter aprendido a cozinhar com cozinheiras mineiras e ter tido esse contato com a Cultura e Sabedorias da Roça.
Ao meu ver nós cozinheiros somos apenas transformadores dos alimentos, recebemos os produtos vindo dos produtores agrícolas (são eles que verdadeiramente fazem a comida), e os modificamos dando o nosso toque. Ter a possibilidade de cultivar, ver crescer e colher os produtos que você serve é uma das sensações mais satisfatórias.
Lidar com os imprevistos que o cultivo nos proporciona e outra experiência muito rica, no começo deste inverno por exemplo estava muito feliz com o pé de manjericão que havia plantado na minha horta, grande e vistoso, durante a segunda geada que houve no mês de julho ele não resistiu, foi todo queimado pelo frio, quando entrei na horta não soube o que fazer, o que seria do meu molho pesto? Eis que olhei para a touceiras de Azedinha, verduras muito comum nos quintais de Gonçalves com sabor bem particular e marcante, foi aí que surgiu o Pesto de Azedinha, molho que compõe a entrada do meu Menu no Festival: Salada de Pupunha com Banana da Terra grelhada e Folhas Orgânicas da Horta ao Pesto de Azedinha.
O 1o Festival de Gastronomia e Gastronomia & Cultura da Roça acontece de 7 a 16 de outubro, cada restaurante participante oferecerá um menu elaborado especialmente para o evento. Prestigiem!
gastronomiagoncalves.blogspot.com

Um comentário: